Então, no Natal, peguei aquela receita de cupcake que vocês já conhecem (original aqui) e adaptei para dar um visual mais natalino.
Cupcake de Morango (rende 12 cupcakes)
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 de xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de essência de morango
2 ovos
3/4 xícara de leite
3 gotas de corante em gel alimentício vermelho
Recheio
1/2 caixa de morangos frescos lavados e batidos ou picados.
Cobertura (escolhi o chantilly, mas poderia ser qualquer outra)
1 caixinha de chantilly Fleischmann
corante alimentício verde a gosto
granulado vermelho a gosto
Modo de fazer
Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo. Junte a essência de morango e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha). Adicione o corante e misture até ficar homogêneo. Não bata demais.
Em cada forminha, coloque uma generosa colherada de massa, seguida de uma colher de chá bem cheia de morangos batidos e termine com mais uma colherada da massa. As forminhas devem ficar até 2/3 cheias.
Leve ao forno por 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar. Para tirar os bolinhos da forma ainda quentes, mas sem estragá-los, usei uma espátula dessas de manteiga/patê. É só enfiar a espátula entre a forma de papel e a de alumínio e dar uma empurradinha no cupcake pra ele levantar. Não puxe o bolinho pela forma de papel!
Atenção:
* Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
* Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
Vocês perceberam que eu sou péssima pra confeitar? rs. O problema maior é que eu não tenho um bico para confeitar ideal para o cupcake. Todos os que eu tenho são bicos muito finos, então eu improviso do jeito que dá e fica esse horror aí que vocês estão vendo... Mas o bolinho ficou super macio e delicioso!
4 comentários:
Lê que saudades mulher, e que bom que voltou =)
Deve ter ficado muito gostoso, já anotei a receita!!!
Beijos
Parecem deliciosos! Vê senão some, hein??} bjus
Faz muito bem em voltar e voltou com um ótimo post, já tentei fazer e não consegui e vendo os seus tomei uma decisão, preciso aprender a faze-los de vez! E seja bem vinda de volta!
Bjos
Ah linkei o post e coloquei uma fotinha no meu post de hoje! Bjos
Postar um comentário