Quando começamos a montar o apê, já pus na cozinha uma lixeira separada para o lixo seco reciclável. Em Goiânia tem coleta seletiva e em muitos prédios, como o nosso, há um lugar para deixar o lixo reciclável que, uma vez por semana, é entregue para Hospital do Câncer. Eles vendem o lixo para empresas de reciclagem e isso gera uma renda extra para o hospital.
Dicas para separar o lixo:
* Evite embalagens do tipo
Tetra Pak ou longa vida. Prefira sucos na garrafa ou polpa. O
Tetra Pak é de reciclagem complicada e quase não existem locais onde é possível reciclá-lo.
* As embalagens devem ser limpas ou lavadas antes de ir para o lixo reciclável seco. Se houver restos de material orgânico não é possível reciclar.
* Você gasta bem menos água para enxaguar o resto de refri de uma garrafa do que seria necessário para produzir aquela mesma quantidade de plástico novo.
* Nunca amasse ou embole o papel antes de descartá-lo. Isso dificulta e muitas vezes até impede sua reciclagem.
* Vidro quebrado também pode ser reciclado. Envolva os cacos em jornal para não ferir catadores ou quem for remanejar o lixo.
Dicas para reciclagem:
* Procure na sua cidade alguma entidade que recebe lixo reciclável (como o Hospital do Câncer, Goiânia) e combine com eles um dia da semana para buscar o lixo na sua casa ou prédio.
* Ou procure a cooperativa de catadores local e entregue a eles seu lixo reciclável. Ela existe na maioria das cidades grandes.
* Ou deposite o lixo reciclável em algum posto de coleta. Por exemplo, em todos os Supermercados Pão de Açúcar existe coleta seletiva e eles reaproveitam o lixo nas embalagens dos produtos de uma das marcas Pão de Açúcar - a
Taeq.
Clique aqui para mais informações e para saber como isso funciona.
* Na próxima reunião de condomínio, proponha a separação do lixo aos vizinhos e ajude o síndico a encontrar uma entidade que precise da renda extra que o lixo reciclável pode gerar.
Evite o uso e o desperdício desses produtos e lembre-se de
não descartá-los em meio ao lixo reciclável, porque eles
não são recicláveis:
* Metal: clipes, grampos, latas de tinta, latas aerossóis, latas de inseticidas e esponja de aço.
* Papel: fita crepe, etiquetas adesivas, papel celofane, bituca de cigarro, papéis plastificados, laminados, parafinados (fax), fotografias e papel carbono. Papel toalha, papel higiênico e guardanapo usados.
* Vidro: espelhos, cristais, louças, cerâmica, pirex, ampolas de medicamentos, vidros temperados e lâmpadas fluorescentes.
* Plástico: acrílico, tomadas, adesivos, cabos de panela, absorventes e fraldas.
* Outros: Isopor e espuma.