quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Reuse, reduza, recicle!

Quando começamos a montar o apê, já pus na cozinha uma lixeira separada para o lixo seco reciclável. Em Goiânia tem coleta seletiva e em muitos prédios, como o nosso, há um lugar para deixar o lixo reciclável que, uma vez por semana, é entregue para Hospital do Câncer. Eles vendem o lixo para empresas de reciclagem e isso gera uma renda extra para o hospital.

Dicas para separar o lixo:
* Evite embalagens do tipo Tetra Pak ou longa vida. Prefira sucos na garrafa ou polpa. O Tetra Pak é de reciclagem complicada e quase não existem locais onde é possível reciclá-lo.
* As embalagens devem ser limpas ou lavadas antes de ir para o lixo reciclável seco. Se houver restos de material orgânico não é possível reciclar.
* Você gasta bem menos água para enxaguar o resto de refri de uma garrafa do que seria necessário para produzir aquela mesma quantidade de plástico novo.
* Nunca amasse ou embole o papel antes de descartá-lo. Isso dificulta e muitas vezes até impede sua reciclagem.
* Vidro quebrado também pode ser reciclado. Envolva os cacos em jornal para não ferir catadores ou quem for remanejar o lixo.

Dicas para reciclagem:
* Procure na sua cidade alguma entidade que recebe lixo reciclável (como o Hospital do Câncer, Goiânia) e combine com eles um dia da semana para buscar o lixo na sua casa ou prédio.
* Ou procure a cooperativa de catadores local e entregue a eles seu lixo reciclável. Ela existe na maioria das cidades grandes.
* Ou deposite o lixo reciclável em algum posto de coleta. Por exemplo, em todos os Supermercados Pão de Açúcar existe coleta seletiva e eles reaproveitam o lixo nas embalagens dos produtos de uma das marcas Pão de Açúcar - a Taeq. Clique aqui para mais informações e para saber como isso funciona.
* Na próxima reunião de condomínio, proponha a separação do lixo aos vizinhos e ajude o síndico a encontrar uma entidade que precise da renda extra que o lixo reciclável pode gerar.

Evite o uso e o desperdício desses produtos e lembre-se de não descartá-los em meio ao lixo reciclável, porque eles não são recicláveis:
* Metal: clipes, grampos, latas de tinta, latas aerossóis, latas de inseticidas e esponja de aço.
* Papel: fita crepe, etiquetas adesivas, papel celofane, bituca de cigarro, papéis plastificados, laminados, parafinados (fax), fotografias e papel carbono. Papel toalha, papel higiênico e guardanapo usados.
* Vidro: espelhos, cristais, louças, cerâmica, pirex, ampolas de medicamentos, vidros temperados e lâmpadas fluorescentes.
* Plástico: acrílico, tomadas, adesivos, cabos de panela, absorventes e fraldas.
* Outros: Isopor e espuma.

12 comentários:

Unknown disse...

Oi Lê,

Dicas valiosas!!!

Bjos

Fatinha disse...

Vc ri né?
Agora eu tb dou risada... mas na hr... rsrs

aii meu sonho é que tivesse coleta seletiva aki!!!
mas não tem!!!
adorei as dicas!!!

bjao

Thais disse...

Estou gostando dessa abordagem nova do blog...são bastante interessantes! Parabéns

Mayra disse...

Le, que saudade de conversar com vc! É mais ou menos isso que vc falou mesmo, to topando quase tudo pra ganhar dindin! kkk

Super legal vc ter a coleta seletiva e mais ainda vc ser preocupada com isso!

Bjos

disse...

Muito bom esse teu post, Lê!
Aqui até tem uma coleta seletiva.... mas o engraçado que é tão "seletiva" que eles só levam garrafas pet e jornal... nada mais! Acredita?
Bjão

Nay disse...

Acho importantíssimo fazer coleta seletiva, muito boa as dicas.
Amei o novo layout, super moderno!
Bjo

Mariana e Álvaro disse...

Ótimas dicas! Já "passei pra frente" aqui em casa...
Quanto às histórias dos casais é realmente interessante, eu adoro ouvir as histórias de como as pessoas se conheceram hehe.

Beijinhos

Jane disse...

Excelente iniciativa!!!

Vale acrescentar: usem sacolas de tecido e/ou carrinhos de compras para ir ao supermercado! Digam nao aquela quantidade sem tamanho de casos plasticos!

Beijos!

Samille disse...

Adorei!
Aprendi muito com minha sogra que é super a favor disso e foi ela quem implantou no prédio..super legal!

Está nota mil Le rsrsrs

Beijinhos,Sam

CASAMENTO BETHANIA E STHENER disse...

Olá Letticiae,
Obrigada pelo comentário, mas é que com uma prozinha como vc fica difícil não ir melhorando né...
bjos

Juliana disse...

Le mandou mto bem no tema! Lá em casa fazemos isso .... é tao simples e fazemos um bem danado, ainda mais nesse seu caso que está ajudando quem precisa! bjus

Futura Mamãe Ursa disse...

Queria que tivesse coleta seletiva perto de casa... :(

Otimas dicas...

beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails