Ao invés de bolo, resolvi fazer cupcakes. Foi a primeira vez na vida que usei a batedeira e que fiz um bolo, mas a receita da Paula (do The Cookie Shop) é tão boa que deu super certo e todo mundo amou e devorou os bolinhos. Minhas observações estão em itálico. E as fotos são dos meus bolinhos! Vejam abaixo como cheguei nesse resultado!
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 de xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
3/4 xícara de leite
Material necessário
- forminhas de papel especiais para cupcakes
- forma de metal especial para muffins ou forminhas de metal para empada
- grade para esfriar os bolinhos (usei o escorredor de pratos)
Modo de fazer
Preaqueça o seu forno a 180°. Coloque uma forminha de papel em cada cavidade da forma de muffins, ou nas forminhas de empada.
Numa tigela, peneire a farinha, fermento e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e fofo.
Junte a baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Em velocidade baixa, junte a farinha em três adições, intercalando com o leite (termine com a farinha) e misture até ficar homogêneo. Não bata demais. Com a ajuda de uma colher de sopa ou concha, encha as forminhas até 2/3 cheias.
Leve ao forno por 20 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado nos bolinhos. Assim que sair do forno, transfira os bolinhos para uma grade e deixe esfriar completamente antes de decorar. Para tirar os bolinhos da forma ainda quentes, mas sem estragá-los, usei uma espátula dessas de manteiga/patê. É só enfiar a espátula entre a forma de papel e a de alumínio e dar uma empurradinha no cupcake pra ele levantar. Não puxe o bolinho pela forma de papel!
Atenção:
* Não espere os bolinhos dourarem por cima para tirar do forno. Como eles são pequeninos, a tendência é ressecarem e ficarem duros se assarem demais. Tire assim que passarem no teste do palito, mesmo se estiverem branquelos.
* Não deixe os cupcakes esfriarem dentro da forma – o vapor condensa nos bolinhos e as forminhas de papel podem se soltar depois.
* Os cupcakes sem cobertura podem ser congelados – embale em plástico e em recipiente com tampa e guarde no freezer por até 3 meses.
Recheio
Para fazer o buraquinho, eu deixo os bolinhos na geladeira por uma hora para ficarem mais firmes e uso o método do cone:
Com uma faquinha afiada, eu corto um cone no centro do bolinho e retiro o miolo, reservando só uma tampinha. O recheio vai nesse buraquinho, com a ajuda de uma colher de chá. Depois é só tampar.
O recheio que eu escolhi foi o ganache. Basta derreter em banho maria 1 barra de chocolate meio amargo (180g) e misturar com 1/2 caixinha de creme de leite.
Como cobertura, usei pó para marshmallow - é só misturar com água e bater na batedeira em velocidade alta por 20 minutos. Coloquei também 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Para arrematar, granulado prateado. E, claro, é preciso um saco de confeitar e um bico grande. Usei o maior que eu tenho, mas ainda achei pequeno... vou ter que comprar mais bicos... rs!
DELÍCIA!!!
Ah, fiz os cupcakes um dia antes e minha irmã me ajudou. Ela adora fazer bolos e quando a gente tem companhia é muito mais divertido.
LEMBRETE: para ganhar ingressos para o workshop
Casamento Certo, no Rio de Janeiro,
clique aqui!