sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festa de noivado


Não é preciso gastar muito para comemorar o noivado entre amigos. Há a já tradicional fórmula 'cada-um-paga-o-seu', em que todos se encontram num bar e tal; e, a que nós escolhemos, reuniãozinha em casa. Combinamos que cada casal ou dupla de solteiros levaria uma garrafa de vinho. Nós colaboramos com uma garrafa também, além da comida. Para facilitar, passei aos amigos uma lista de bons vinhos até o preço máximo de R$ 40,00. Como entrada, variedade de pães fatiados (francês, italiano, integral, com gergelim, com nozes) e torradas, acompanhados de azeite, cream cheese, manteiga e patês (comprados prontos no supermercado) - coloquei cada item em uma tigelinha, para ficar mais ajeitado e parecer que eu fiz alguma coisa.

Assim que os petiscos foram se esgotando, Fred e eu colocamos água para ferver em duas ou três panelas e cozinhamos massas de formatos diferentes. Fizemos dois molhos à tarde e os esquentamos no fogão antes servir. Um era de funghi secchi e o outro era Alla Matriciana. Além de um prato fundo cheio de parmesão ralado na hora. Ninguém lembrou de comprar ou preparar uma sobremesa... mas um pote de sorvete e um pacote de doce de leite no saquinho (daqueles que você faz um furo na ponta e fica chupando) agradam a todos e resolvem bem a questão. No entanto, não tínhamos nem isso e passamos sem doce mesmo. Ficamos jogando Perfil 4 e bebendo, já que, não sei como, surgiram mais e mais garrafas até que, no fim, tinha uma por pessoa. Quase amanhecia quando a nossa noitada acabou. O importante é que todo mundo gastou pouco e comeu, bebeu e se divertiu muito.

A oficialização do noivado em família foi num jantar em casa oferecido pela mãe do Fred. Os convidados foram apenas os nossos pais, avós e irmãos. Eu realmente acredito que essa não é uma ocasião para grandes festas, mas para celebrações familiares, mais íntimas e reservadas.

Dica:
*talvez alguém até dê aos noivos uma peça de enxoval ou outra lembrancinha, mas o noivado não é uma ocasião em que se recebe presentes.
*alguns bons vinhos entre 20 e 40 reais:
Argentinos:
-Alamos Malbec
-Callia Alta Shiraz/Malbec
-Los Cardos Syrah
-Argento Reserva Cabernet ou Malbec
Chilenos:
-Carmen Classic Cabernet
-Casillero del Diablo Syrah
-Santa Rita120 Cabernet
Espanhóis:
-Al Muvedre Alicante Telmo Rodriguez
-Artero Tempranillo
-Don Román
Portugueses:
-Redondo
-Eugénio de Almeida
-Cortes de Cima Chaminé

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails