terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Para uma boa convivência no casamento

Eu nunca tinha pensado sobre personalizar o texto do padre na cerimônia. Mas como o padre é um amigo meu da época do mestrado em Filosofia, acho que será possível promover algumas mudanças no protocolo. Só fui pensar sobre isso hoje, porque o  Fred me mandou um texto que ele encontrou na internet sobre a fala do padre na hora do 'sim'. O texto é muito bom. A autora é Martha Medeiros (se bem que em textos que circulam pela internet a gente nunca tem plena certeza de que o nome que assina é o verdadeiro autor). A Thaís me confirmou que a autora está correta!


“Promessas de Casamento


Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. “Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?” Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?


Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.”

Eu não usaria o texto todo, mas acho que ele serve de inspiração para promover algumas alterações em certos momentos da cerimônia e para quem quiser fazer os próprios votos. Além do mais, ele traz uma mensagem bonita sobre como a vida de casado deve ser. Podemos tomá-lo como regras para um boa convivência no dia-a-dia do casamento.

Fonte da imagem Mary171.

6 comentários:

Thais disse...

Oiee,
eh da marta sim, eu tenho o livro!! Acho bem legal esse texto. Eu tambem jah separei um texto modernoso pra ler na cerimonia. Depois divulgo pra vc ver!!
bjos,
Thais

Gleicy disse...

Le, o texto é muito bom, diz tudo neh!
Tb acho que não dá pra usar o texto todo, mas ele é pura inspiração!

Beijos!

Nathália Borges disse...

Verdade!
A parte sobre ser gentil, carinhoso e educado então!!! Estamos precisando disso nos casais!
Perde-se o respeito com o tempo.. isso não pode!!
Fazer sexo sem pudores tb é bacana... kkkkkkkkk... vai dizer que não?!?! Rum!!!

beeijO.. texto lindo mesmo!

Patrício e Vívian disse...

Também adorei o texto, mas alteraria algumas partes. Pensa ai pedir ao padre para falar de sexo sem pudores no altar e cheio de pessoas familiares idosas assistindo? Ia ser um tanto quanto revolucionário e constrangedor, não acha??
Deixa o sexo sem pudores apenas para as quatro paredes... rsrsrsrsrsrss

Casando Sem Grana disse...

Foi no alvo Letticiae, fazia tempo que eu não o lia. É lindo não é? Inspirador demais..

Ah, eu estava ouvindo umas músicas aqui e lembrei de seu post sobre músicas pro casamento. São as do Kings of leon conhece? Se não...experimente :)

Beijos!

ZY disse...

Muito legal, amo personalizar!!e ai como vc está??!!Bjs e tenha um ÓTIMO fim de semana!bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails